A postura de ioga que substitui 100 agachamentos é ideal para um abdômen plano, ajuda na concentração e reduz o estresse

A postura de ioga que substitui 100 agachamentos é ideal para um abdômen plano, ajuda na concentração e reduz o estresse

Esta postura de ioga traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Quando se trata de fortalecer os músculos ou treinar os músculos abdominais, poucos pensam que a ioga pode ajudar, pois essa disciplina ainda é associada a uma técnica de relaxamento. Mas, na verdade, existem posturas, como a navasanasana, também conhecida como postura do barco, que são ideais para trabalhar determinadas áreas do corpo e podem nos livrar de exercícios exaustivos para o abdômen, a fim de tonificar a barriga.

Sharath Jois, autoridade mundial em ashtanga ioga, chegou a afirmar em um vídeo no canal do YouTube Sonima que “25 respirações em navasana equivalem a 100 agachamentos”. Este mestre era um firme defensor da importância da técnica e da respiração como fatores determinantes para a eficácia dos exercícios. Na verdade, este exercício isométrico envolve especialmente os músculos profundos do abdômen, embora também ative os flexores dos quadris, das costas, do assoalho pélvico e até mesmo dos glúteos.

O efeito da navasanasana não se limita ao fortalecimento muscular. Sua prática regular como parte da ioga também pode afetar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Nesse sentido, um estudo realizado por especialistas da S. Nijalingappa Medical College, na Índia, e publicado na revista Biomedicine, constatou que os níveis de cortisol diminuíram após várias sessões regulares de ioga e meditação.

Benefícios da postura da barca

Xuan Lan, professora de ioga e especialista em saúde, concorda com esses benefícios. “Navasana é uma postura intensa de ioga que combina dois tipos de trabalho: por um lado, o trabalho dos músculos abdominais e das costas e, por outro, o equilíbrio”, explica ela em seu site. Segundo a especialista, esta é uma das asanas normalmente associadas ao trabalho do core (cintura abdominal), que visa obter um abdômen plano e músculos abdominais definidos.

Segundo ela, esta asana queima gordura na região abdominal e fortalece os músculos da barriga, fortalece os músculos das costas, protegendo assim a região lombar, e também tonifica os braços e os quadríceps, uma vez que estes participam ativamente na execução da postura.

Além disso, estimula a circulação sanguínea nas pernas, uma vez que estas permanecem elevadas, e melhora a capacidade de concentração e coordenação, pois é uma postura que exige a conexão entre o corpo e a mente. Também ajuda na digestão.

Como fazer a postura da barca

Como explicam nossos colegas da Vitónica, a postura da barca ou navasana começa sentado em um tapete com o tronco reto, os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Em seguida, é preciso levantar as pernas e inclinar ligeiramente o tronco para trás, de modo a poder esticar as pernas em direção ao teto e formar uma letra “V” com o corpo.

As mãos devem estar esticadas à frente ou apoiadas nos quadris para maior estabilidade. Além disso, é importante olhar para frente ou ligeiramente para cima e manter a postura durante cinco a dez respirações profundas.