Mark Cuban, empresário multimilionário: “Se alguém diz que não quer tecnologia em sua vida, não tem futuro. É como as empresas que defendiam que não precisavam da Internet e hoje estão fechadas”.

Mark Cuban, empresário multimilionário: “Se alguém diz que não quer tecnologia em sua vida, não tem futuro. É como as empresas que defendiam que não precisavam da Internet e hoje estão fechadas”.

O empreendedor se pronunciou sobre alguns dos aspectos fundamentais dos negócios e as chaves para o sucesso empresarial. O empresário multimilionário Mark Cuban tem certeza: um negócio que está começando hoje precisa se apoiar na tecnologia para sobreviver e ter sucesso. Ele mesmo comentou isso em uma entrevista recente sobre as chaves para empreender e criar empresas com futuro.

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais desenvolvida e já permite realizar ações que há alguns anos eram impensáveis. Levar em conta essa evolução é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, muito mais se for um que está começando agora. Mas como começar a empreender?

Bem, para que um negócio funcione, não basta ter uma boa ideia, é preciso utilizar os métodos adequados para concretizá-la. O empresário, proprietário do Dallas Mavericks, por sua vez, afirmou que todos têm a capacidade de empreender e que o primeiro passo em todo esse processo é “aprender sobre Inteligência Artificial”.

Qual é o papel da IA nos negócios?

Embora não pareça tão relevante, a verdade é que a Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental no empreendedorismo. “Você tem o ChatGPT, o Gemini… Você tem que passar toneladas e toneladas e toneladas de tempo simplesmente aprendendo como eles funcionam e como fazer perguntas”, refletiu o empresário multimilionário.

Cuban também apontou que o mecanismo para aprender a usar a IA é muito simples. “Você só precisa fazer perguntas e experimentar tudo que é novo”, resumiu, ao mesmo tempo em que refletia sobre a rápida evolução dessa tecnologia e como a cada dia há uma inovação diferente na área.

Essas ferramentas são especialmente necessárias no contexto atual, pois os negócios se tornaram “uma competição sem fim”. Em sua opinião, hoje em dia, ter sucesso se tornou “mais complicado do que nunca”, pois tudo ao nosso redor muda “a cada milésimo de segundo”.

Quais são as consequências de não usar essa tecnologia?

Para o empresário, o mais importante é fazer uso dessas ferramentas, pois elas são a chave para o sucesso. “Se alguém diz que não quer tecnologia em sua vida, não tem futuro. É como as empresas que defendiam que não precisavam da Internet e hoje estão fechadas”, afirmou.

Não são poucos os exemplos que podem ser citados sobre marcas que nunca conseguiram fazer essa transição para a tecnologia. “Aquelas que não se atualizaram, que não fizeram o que era necessário e já não existem mais”.

No entanto, aqueles que usam a IA em seus negócios adquirem uma grande vantagem, conforme ficou claro na entrevista. É que “ao começar a usar a ferramenta e a manejá-la, ela se torna um mentor. É como ter toda uma equipe de especialistas em negócios”, embora o componente humano continue sendo necessário para avaliar o trabalho feito previamente pela IA.