Preços da carne de frango na Brasil caem em várias regiões

Preços da carne de frango na Brasil caem em várias regiões

O Cepea observa uma redução no consumo e na liquidez, o que pressiona o setor avícola.

De acordo com dados do Cepea (Centro de Pesquisas Aplicadas em Economia), os preços da carne de frango no mercado brasileiro voltaram a cair na semana passada, interrompendo um ciclo de duas semanas de alta.

Pesquisadores do Centro de Estudos explicam que o principal fator que influenciou a queda dos preços foi o típico enfraquecimento da demanda na segunda quinzena do mês, quando o consumo costuma diminuir devido à redução do poder aquisitivo das famílias após o pagamento das contas básicas.

Devido à redução nas vendas de proteína, muitos atacadistas decidiram reduzir os preços de venda para estimular as vendas e evitar o acúmulo de estoques nos frigoríficos. Segundo especialistas, essa prática é comum em períodos de redução da liquidez no mercado interno.

A queda nos preços e a desaceleração do ritmo das negociações foram observadas na maioria das regiões monitoradas pelo Cepea, o que indica que esse fenômeno não foi pontual, mas se tornou uma tendência nacional na segunda quinzena de agosto.

Assim, o mercado de carne de frango entra em uma fase de correção, caracterizada pela pressão da redução da demanda, o que limita a manutenção de preços mais altos e exige dos participantes do setor maior cautela para equilibrar a oferta e o consumo.