Pânico no oceano após o aparecimento do mais imponente guerreiro marinho já registrado. O “Contender”, como foi batizado.

Pânico no oceano após o aparecimento do mais imponente guerreiro marinho já registrado. O “Contender”, como foi batizado.

O “Contender”, como foi batizado, tem 4,191 metros de comprimento e pesa 749,34 quilos. A recente descoberta da maior tubarão branco já registrada causou “agitação, espanto e preocupação em todo o mundo, tanto na comunidade científica quanto entre o público”, segundo o site bankingnews.gr. Mas a razão pela qual esta descoberta atrai ainda mais atenção é que este exemplar foi avistado em áreas onde normalmente não é encontrado.

“Contender”, como foi batizado este macho de tubarão, tem 4,191 metros de comprimento e pesa 749,34 quilos. Estas impressionantes dimensões colocam-no entre as maiores tubarões brancos alguma vez registadas.

Foi avistado pela primeira vez em janeiro de 2025 pela organização de investigação OCEARCH, perto da costa do estado da Geórgia, nos EUA. Desde então, ele percorreu um caminho impressionante, começando na Flórida e chegando à Carolina do Norte, para depois chegar às águas de Massachusetts, na região entre Nantucket e Georges Bank.

Com a ajuda de um dispositivo instalado no tubarão chamado SPOT (posicionamento e rastreamento por satélite), os pesquisadores poderão rastrear a trajetória do “Contender” em tempo real durante os próximos cinco anos. Isso permitirá aos cientistas não apenas estudar as rotas migratórias do tubarão, mas também coletar valiosas amostras biológicas para análise posterior.

Depois que o “Contender” foi avistado na costa de Massachusetts, foram recebidos sinais de sua presença em outras áreas, incluindo o cabo Hatteras, na Carolina do Norte. As observações indicam que a região do Atlântico Norte é crucial para a migração desses gigantescos predadores marinhos.