Opção para casos em que não é possível instalar compressores nas fachadas, terraços ou telhados dos edifícios. Se queremos manter-nos frescos no verão, os aparelhos de ar condicionado fixos são uma excelente opção para muitas casas, mas há casos em que, devido a circunstâncias como aluguel da casa ou impossibilidade de instalar compressores ao ar livre, não é possível instalá-los.
Para esses casos, existem alternativas, como os aparelhos de ar condicionado portáteis, que podem ser facilmente transportados, embora tenham uma grande desvantagem: possuem um ou vários tubos longos que consomem energia e, muitas vezes, não sabemos como instalá-los.
Ar condicionado monobloco, uma alternativa aos aparelhos fixos
Outra alternativa são os aparelhos de ar condicionado para instalação na parede, mas sem tubos e sem bloco externo, os chamados modelos monoblocos, pois todos os componentes estão reunidos em um único corpo. É o caso, por exemplo, deste modelo, lançado recentemente no mercado pela empresa francesa Airton, ou deste modelo Olimpia Splendid Unico Art.
Estes aparelhos são concebidos para serem suspensos dentro de casa numa parede que possa acomodar duas condutas de ar para o exterior (ou seja, se não tivermos essas aberturas, é necessário fazê-las) e prometem garantir as funções de refrigeração, aquecimento, desumidificação e ventilação.
No interior, possuem um compressor, geralmente com tecnologia Inverter para otimizar o consumo de energia, e, em geral, apresentam as vantagens clássicas dos aparelhos de ar condicionado fixos do tipo split, como controle remoto, programador, controle via WiFi, etc.
A principal diferença entre esses aparelhos e os portáteis é que eles são projetados para expelir o ar diretamente para uma abertura na parede, enquanto outra abertura serve para a entrada de ar, de forma semelhante ao funcionamento das unidades externas que equipam os aparelhos fixos de parede.
Isso permite não desperdiçar parte do ar já resfriado ou aquecido na sala, expelindo-o para fora, e evitar a ineficiência dos longos tubos de plástico com que os modelos portáteis estão equipados, embora tenha algumas desvantagens, como o ruído, que pode ser de cerca de 50-56 dB(A), dependendo do modelo.
Quais são as vantagens deste tipo de ar condicionado? Teoricamente, podemos instalá-lo sozinhos, sem que o usuário precise manusear o refrigerante nem contratar um instalador.
Isso também facilita a instalação do ar condicionado caso, por algum motivo, não seja permitido instalar equipamentos externos no nosso edifício, mas seja possível fazer orifícios na parede. No entanto, como regra geral, esses aparelhos são mais caros do que os aparelhos de ar condicionado portáteis clássicos e até mais caros do que muitos aparelhos de ar condicionado fixos do tipo “split”, com preços superiores a 1000 euros. Por exemplo, o modelo Airton custa 1199 euros no site do fabricante, e o modelo Olimpia custa 1557 euros em lojas como a Leroy Merlin.