A Europa encontrou uma maneira barata e curiosa de armazenar energia por vários meses: foi criada a maior bateria de areia do mundo
Soil meter that is currently being used in a loam that is suitable for cultivation.

A Europa encontrou uma maneira barata e curiosa de armazenar energia por vários meses: foi criada a maior bateria de areia do mundo

E tudo isso graças à ideia de dois amigos. A notícia veio da Finlândia e é uma boa notícia para a Europa. Mais especificamente, em uma vila no sul deste país nórdico, um enorme silo foi transformado em um inesperado reservatório de energia.

Segundo a imprensa internacional, este grande silo de rocha triturada pode armazenar calor “limpo e econômico” durante vários meses, graças à ideia de dois amigos apaixonados pelo mundo da energia há muitos anos.

Deste projeto pioneiro nasceu a maior bateria de areia em funcionamento do mundo. Trata-se da bateria térmica Polar Night Energy, inaugurada há dois meses.

Esta bateria tem uma capacidade de armazenamento de calor de 100 MWh com uma eficiência de 85% a 90%, o que oferece perspectivas otimistas.

A nova construção tem 13 metros de altura e 15 metros de largura e acomoda cerca de 2.000 toneladas métricas de esteatita triturada, um subproduto da produção de chaminés finlandesas, que consiste principalmente em rocha triturada.

Essa rocha, armazenada em um silo isolado, torna-se um gigantesco acumulador de energia térmica com enorme capacidade para satisfazer as necessidades de calor. De acordo com o portal especializado TechCrunch, até uma semana no inverno ou até um mês no verão.