Alguns turistas que subiram a montanha encontraram dois jarros datados de 1808: um tesouro avaliado em mais de 300.000 euros.

Alguns turistas que subiram a montanha encontraram dois jarros datados de 1808: um tesouro avaliado em mais de 300.000 euros.

Dentro dos jarros havia 16 bandejas, 10 pulseiras, uma bolsa de rede, um pente, uma corrente e um pó-pufe, todos feitos de ouro.

Um achado acidental nas montanhas trouxe um tesouro de grande valor histórico e econômico. Dois turistas encontraram dois recipientes — uma lata de alumínio e uma caixa de ferro — que continham quase 600 moedas de ouro, joias e outros objetos, datados do início do século XIX. De acordo com a revista Science, o valor desse conjunto ultrapassa 320.000 euros.

Nas latas havia 16 tabacarias, 10 pulseiras, uma bolsa de rede, um pente, uma corrente e um pó-pufe, todos em ouro. Os objetos foram entregues ao Museu da Boêmia Oriental em Hradec Králové (República Tcheca), onde arqueólogos e especialistas começaram a estudá-los.

Achado de importância histórica

O museu destaca que a importância do achado não reside apenas em seu valor material, mas também no fato de que ele pode contribuir para o conhecimento sobre a Europa da primeira metade do século XX. O especialista Vojtech Bradl afirmou: “Fiquei impressionado quando vi o achado. A julgar pelas marcas, as moedas são sérvias, datadas dos anos 20-30”.

A investigação das moedas revelou a sua diversidade geográfica: as moedas e os objetos provêm de países como França, Bélgica, Turquia, Romênia e Itália, o que atesta uma história complexa, ligada a momentos importantes, como o colapso de impérios e mudanças políticas no continente.

Atualmente, os conservadores do museu estão classificando e conservando os objetos, que serão exibidos na próxima exposição aberta ao público.

Recompensa para os descobridores

De acordo com a legislação checa, os excursionistas receberão até 10% do valor dos tesouros como compensação, o que equivale a cerca de 30.000 euros. Uma quantia nada desprezível para um dia de passeio que se transformou em uma aventura digna de Indiana Jones.