Alugar um caiaque para fazer um passeio e entrar em pânico com o que encontraram no mar: “Pelo menos mantiveram a calma”.

Alugar um caiaque para fazer um passeio e entrar em pânico com o que encontraram no mar: “Pelo menos mantiveram a calma”.

As meninas ficaram muito assustadas, embora não corressem perigo, pois encontraram um inofensivo peixe-lua. Pensar no mar aberto geralmente evoca uma imagem muito concreta na imaginação: a possibilidade de encontrar uma tubarão. A imagem de uma silhueta escura se movendo debaixo d’água, com uma barbatana cortando a superfície, rapidamente se fixa na mente.

Não é necessário estar no Oceano Atlântico ou na Austrália para que esse pensamento surja.

Basta afastar-se alguns metros da costa para que a mente comece a imaginar coisas diferentes. Embora a lógica diga que isso é improvável, o medo ainda assim surge. Foi exatamente isso que aconteceu com duas meninas quando estavam remando em caiaques em Marbella.

Um susto forte, mas sem perigo

Um vídeo publicado no TikTok mostra duas garotas remando tranquilamente até que tudo é interrompido por gritos. Uma delas rema na frente, a outra atrás, e embora não estejam em mar aberto, estão longe o suficiente da costa para não receber ajuda imediata. A reação é automática. Elas se assustam, ficam paralisadas por alguns segundos e, em seguida, nervosas e confusas, começam a virar a cabeça para o lado onde viram o movimento.

Nesse momento, a forma do animal que se aproxima causa ainda mais tensão. Ele é bastante grande e parece mostrar uma barbatana. Portanto, a primeira coisa que lhes vem à cabeça é que pode ser uma tubarão.

Em áreas como a costa de Málaga, essa confusão ocorre frequentemente com o aparecimento do peixe-lua. À primeira vista, ele pode causar essa impressão devido à sua forma oval e movimentos lentos na superfície.

@ilikecookiestheyareyummy

@tahliarose #holiday #marbella #blowup #fypp #goviral #jet2 #holidays #Summer #fish #shark #jet2holidays #beach #boat #scary #fyp #viral #foryoupage

♬ Jet2 Advert – ✈️A7-BBH | MAN 🇬🇧

Na verdade, o peixe-lua não representa nenhum perigo. Seu corpo achatado e grande tamanho o tornam bem visível, mas seu comportamento é totalmente inofensivo. Ele se alimenta principalmente de medusas e não demonstra nenhum interesse pelas pessoas. Além disso, ele se move lentamente e geralmente fica em águas rasas para se aquecer ao sol.

Por outro lado, a presença de tubarões brancos nessa zona é impossível. Esta espécie necessita de águas frias e profundas com correntes oceânicas, que não existem na parte ocidental do mar Mediterrâneo. De acordo com os dados científicos disponíveis, não há registos de aparições de tubarões brancos na costa de Málaga. Portanto, quando alguém pensa que os vê nestas praias, é mais provável que esteja a ver outra coisa.

As imagens se tornaram virais e o susto das heroínas se espalhou, mas, na verdade, o que se aproximou do caiaque foi um peixe-lua, e elas nunca estiveram em perigo. “Pelo menos vejo que mantiveram a calma”, comentaram com certa ironia.