Cidade perdida há 1500 anos é encontrada no mapa mais antigo da Terra Santa

Cidade perdida há 1500 anos é encontrada no mapa mais antigo da Terra Santa

No território da atual Jordânia, entre os séculos V e VI, foram construídas várias colônias cristãs. No território da atual Jordânia, nos séculos V-VI, foram construídas muitas colônias cristãs. A maioria dessas cidades antigas foi perdida, mas os arqueólogos descobriram uma delas usando um método muito incomum, conforme relata o site Historianet.fi.

Durante quase 250 anos, a antiga Jordânia fez parte do Império Bizantino, que mantinha um certo grau de tolerância religiosa, construindo igrejas e grandes assentamentos cristãos. Uma dessas colônias era a cidade de Tarais, conhecida por fontes antigas, mas sua localização exata estava perdida há 1500 anos.

Agora, com base em um mapa antigo da igreja, os arqueólogos conseguiram encontrar a colônia, que fornece informações importantes sobre as primeiras comunidades cristãs.

O projeto foi liderado pelo Dr. Musallam R. Al-Rawahneh, professor de arqueologia na Universidade de Muta, que passou quatro anos realizando extensas pesquisas de campo no noroeste da Jordânia. A descoberta ocorreu após uma análise minuciosa do mapa mais antigo da Terra Santa, o Mapa Mosaico de Madaba, conservado na Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge, em Madaba, Jordânia.

Isso levou os arqueólogos à localização exata da cidade, e entre as primeiras descobertas estavam os restos de uma basílica bizantina. “A localização de Taraisa no mapa de Madaba e a descoberta dos restos da basílica sugerem que não se tratava apenas de um assentamento, mas também de um local sagrado de descanso para peregrinos”, disse Al-Rawahneh à mídia turca Turkiye.