Parece bom demais para ser verdade, mas funciona. Mas não espere resultados mágicos. No auge do calor, os métodos caseiros para resfriar a casa sem ar condicionado parecem muito tentadores. É possível resfriar um cômodo usando apenas uma garrafa com água congelada? É o que promete um truque conhecido que voltou a se espalhar nas redes sociais. É tão simples e barato que, pelo menos, não temos nada a perder ao experimentar. E é verdade, funciona, mas dentro de certos limites.
A ideia é simples: pegue uma garrafa grande vazia, encha-a com água da torneira, congele-a e deixe-a descongelar em um local alto da sala que você deseja resfriar. Supõe-se que, à medida que descongela, ela resfriará o ar do ambiente, reduzindo a temperatura da sala em alguns graus.
É importante que a garrafa esteja em um lugar alto, pois o ar quente tende a subir e o frio a descer; além disso, é recomendável colocá-la sobre um prato ou toalha para coletar a água que escorrerá como resultado da condensação. Outras fontes sugerem intensificar o efeito colocando a garrafa congelada diretamente na frente de um ventilador portátil.
Isso faz sentido? Simplificando as leis da física, pode-se dizer que sim. No entanto, isso não é tão eficaz quanto gostaríamos, e muito menos no auge do calor. Isso nunca substituirá o ar condicionado, mas pode ser um alívio temporário muito mais barato.
Dada a popularidade viral desse truque, que por algum motivo se espalhou como “truque alemão”, vários especialistas decidiram testá-lo. O engenheiro Burak Kanber, por exemplo, analisa detalhadamente a experiência e descreve toda a ciência por trás dela, usando números e vários cálculos. Sua conclusão, simplificando bastante, é que sim, funciona, e a matemática prova isso.
Mas há um “mas”. É claro que nem tudo é tão simples assim. Existem muitas variáveis que influenciam os resultados do truque, começando pelo tamanho e formato da sala, sua orientação, grau de vedação, umidade do ar ou quantidade de objetos ou seres vivos nela, que podem aumentar a temperatura de forma imperceptível para nós. O próprio corpo humano já irradia calor, e ainda mais quando está em atividade. Se você tiver aparelhos eletrônicos ligados, será gerado mais calor e a garrafa será menos eficaz.
Como aplicar o truque para resfriar a casa
Se você decidir experimentar, tente usar uma garrafa com capacidade mínima de dois litros, sempre de plástico, nunca de vidro. Encha-a, deixando espaço para a expansão do gelo, caso contrário, ela pode explodir durante o congelamento. Será mais eficaz se você enchê-la com uma mistura de 70% de água e 10% de sal.
Coloque-a em um local alto, sobre um prato ou um pano absorvente, em frente a um ventilador eficiente, que não emita muito calor e funcione em baixa velocidade. Escolha um cômodo pequeno, onde não haja outros aparelhos ligados ou muitas pessoas; escritórios, oficinas, salas pequenas ou gabinetes são ideais. Você sentirá mais alívio se ficar por perto.
Isso não ajudará se você não se preparar com antecedência; um cômodo muito quente não esfriará muito com esse truque. Tente fechar bem o cômodo e toda a casa assim que a temperatura externa começar a ultrapassar a temperatura interna, abaixando as persianas e fechando as venezianas, se houver.