Especialistas em animais alertam todos os donos de gatos: “Não se deve forçar gatos que se recusam…”

Especialistas em animais alertam todos os donos de gatos: “Não se deve forçar gatos que se recusam…”

Agosto é o mês do Dia Internacional do Gato, um animal que, apesar de seu caráter mais distante em comparação com os cães, tornou-se o animal de estimação por excelência, pois quem divide sua vida com um gato sabe que ele rapidamente se torna mais um membro da família. No entanto, é importante saber que, apesar de sua reputação de animais autossuficientes, sua saúde e bem-estar dependem em grande parte dos cuidados que recebem de seus donos.

Por isso, no Dia Internacional do Gato, a Royal Canin lançou uma mensagem importante: “Os gatos precisam de nós para cuidar da sua saúde e bem-estar”. Isso significa compreender a sua linguagem, compreender o seu ritmo de vida e tomar decisões acertadas desde o primeiro dia.

Aprenda a cuidar do seu gato

Para isso, os veterinários elaboraram dez dicas que ajudarão os gatos a ronronar de felicidade:

  1. Uma casa à medida. A sua casa é também a casa dele. Certifique-se de que ele tem um local tranquilo e acolhedor para dormir, longe da comida e da caixa de areia. E não se esqueça de preparar um lugar no alto! Os gatos adoram observar o mundo de cima, e esse cantinho se tornará um dos seus lugares favoritos na casa. E se você tiver vários gatos em casa, lembre-se de que cada um deles precisa ter sua própria tigela de comida, bebedouro, cama e bandeja higiênica.
  2. Segurança acima de tudo. Transforme sua casa em um lugar seguro para gatinhos curiosos. Esconda remédios e fios e, muito importante, livre-se de plantas que possam ser venenosas para ele. Se você tiver dúvidas, o veterinário é sua melhor fonte de informação.
  3. Prevenção é a chave para a saúde. As visitas ao veterinário não se limitam apenas a casos de doença. A prevenção é fundamental: vacinas em dia, desparasitação periódica e consultas ao veterinário pelo menos uma vez por ano são necessárias para uma vida longa e saudável. Não se esqueça de que os gatos tendem a esconder os sinais de doença!
  4. Alimentação completa e de qualidade. Uma dieta equilibrada é fundamental. Combine ração seca com úmida para manter o gato hidratado e certifique-se de que ele sempre tenha água fresca à disposição. Atenção! Cada gato tem necessidades específicas de acordo com a idade, estilo de vida ou raça, portanto, certifique-se de que sua alimentação forneça os nutrientes necessários a qualquer momento.
  5. A limpeza é muito importante. A bandeja com areia é um dos locais mais importantes da casa. Deve estar num local tranquilo, acessível e sempre limpo. Manter a bandeja em perfeitas condições de higiene evitará surpresas desagradáveis.
  6. Pêlo brilhante. Os gatos são animais muito limpos e, em geral, não precisam de ser banhados. Os especialistas lembram que não se deve forçar os gatos que não gostam de água e salientam que eles próprios cuidam da sua higiene. No entanto, se o seu gato tem pêlo comprido, terá de o escovar para evitar a formação de nós e problemas de pele.
  7. Não se esqueça das brincadeiras. Um gato estimulado é um gato feliz. Reserve um tempo todos os dias para brincar com ele. Brinquedos que o façam correr e caçar são ideais para manter sua mente ativa e satisfazer seu instinto felino.
  8. “Manicure felina”. Dê a ela um bom arranhador para que ela possa afiar as garras sem danificar seus móveis. Esse é um comportamento natural que ela precisa expressar, então tente ouvi-la, compreendê-la e dar a ela o que ela quer.
  9. Ouça ativamente para fortalecer o vínculo. Não é que os gatos sejam medrosos, eles apenas precisam do seu espaço e decidem por si mesmos quando e como se aproximar de nós. Isso é algo que devemos respeitar e usar para fortalecer nosso vínculo com eles quando surgir a oportunidade. Portanto, preste atenção aos sinais que ele lhe envia.
  10. Muito carinho. Acima de tudo, seu gato precisa do seu amor. Carinho, palavras gentis e simplesmente a sua companhia fortalecem o seu relacionamento e dão a ele a confiança necessária para uma vida plena e feliz.