Seu bico é quase tão longo quanto seu corpo. O momento em que esta ave única espera pacientemente sob a chuva é um dos espetáculos mais comoventes que você jamais verá.
O fotógrafo colombiano de vida selvagem Juan Pablo Rojas é apaixonado pela natureza e em cada fotografia entrega uma parte de sua alma a milhares de admiradores.
Uma de suas imagens mais espetaculares mostra um exemplar de caica do páramo (Gallinago nobilis), uma ave com uma característica única que a distingue nos ecossistemas andinos onde vive: seu bico pronunciado, que pode parecer um pouco desproporcional em comparação com o resto do corpo.
“Através da névoa espessa, ouço o bater das asas e um som incomum: a caña comum chegou e, pelo seu canto, sei que não está longe”, descreve Rojas.
“A cada passo, atravessando a névoa, vou descobrindo o que há à minha frente, guiado pelo som especial que este pássaro emite. Logo pousa à minha frente e, sob a chuva, modela seu enorme bico antes de descer e continuar sua busca por alimento”, conta este apaixonado documentarista da natureza, como se fosse ele mesmo.
O site birdsoftheworld.org informa que o caica páramo habita desde “o extremo sudoeste da Venezuela até o sul do Equador, com pequenas populações no norte do Peru”.
Este maravilhoso pássaro “tem um bico longo e bicolor, patas amarelas e um corpo muito listrado de cor avermelhada, marrom e preta”, acrescenta este site especializado no registro de aves.
O caica do pântano, em perigo
A organização datazone.birdlife.org, que registra milhares de espécies, aponta que “as principais ameaças a esta espécie são a caça excessiva e a perda de seu habitat”.
Essas ameaças ao caica do páramo foram identificadas em um estudo publicado em 2001 pelos pesquisadores Ridgley e Greenfield, bem como em outro estudo publicado em 2006 por Cisneros-Eredia.
Mais tarde, em 2019, um estudo dirigido por Juan Freyle determinou que no Equador, onde habita o caque do páramo, essas ameaças eram graves o suficiente para provocar um declínio na população.
De qualquer forma, a população do caica do páramo está em declínio e figura na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como “quase ameaçada”, embora nos últimos anos seu estado possa ter piorado.
Infelizmente, há vários anos foi demonstrado que a caça e a degradação do habitat estão provocando a diminuição da população desta maravilhosa ave.