O criador de conteúdo Larry Rolaventanas revela um truque barato e eficaz para refrescar a sua casa no verão: você só vai precisar de um material que custa menos de 10 euros. Para que a casa permaneça fresca no verão, quando até as noites se tornam insuportáveis, muitas famílias preferem deixar o ar condicionado ou o ventilador ligado por várias horas. Embora seja uma solução rápida, também é uma das mais caras.
Com contas crescentes e o consumo de energia que não para de aumentar, cada grau significa um gasto extra. No entanto, muitas vezes o verdadeiro problema está em outro lugar, por exemplo, no calor que entra por locais que não podem ser ignorados, como as caixas das persianas.
O truque para impedir a entrada de calor na casa
Um dos pontos mais esquecidos no isolamento térmico da casa são as caixas das persianas, uma estrutura que cobre o eixo, normalmente localizada acima da janela e, em geral, vazia por dentro. Ou seja, sem qualquer isolamento térmico ou acústico.
É por esse local que o calor entra no verão e sai no inverno, além de permitir a entrada do barulho da rua, mas, apesar disso, poucos se preocupam em verificar.
Não é necessário reformar a casa ou gastar muito dinheiro, basta um isolante térmico, um pouco de fita adesiva ou selante e um pouco de tempo. Segundo ele, com essa pequena medida, você obterá um resultado imediato: menos correntes de ar, mais frescor na casa e menos dependência do ar condicionado.
O procedimento não tem nada de complicado, basta comprar um isolante térmico para caixas de persianas, que pode ser adquirido por menos de 10 euros em lojas de bricolagem ou em plataformas online. Depois, é preciso abrir a caixa, medir o seu tamanho interno e cortar o material à medida.
Normalmente, o isolante vem com cola, mas você também pode reforçá-lo com selante para garantir uma boa fixação, especialmente se você pretende colocá-lo sob o eixo. A instalação é feita em partes: comece pela parte superior, que é a mais delicada, depois passe para as partes laterais e termine pela base.
Depois de tudo bem vedado e seco, basta recolocar a tampa no lugar. Em menos de uma hora você pode fazer tudo, sem ter ferramentas especiais ou conhecimentos técnicos. Qualquer pessoa pode fazer isso, mesmo em uma casa alugada.
O resultado é visível imediatamente: reduz-se a penetração do calor no verão e melhora-se a insonorização. Você não ouve mais o barulho do trânsito, vozes ou ruídos estranhos, o que permite manter uma temperatura mais estável na sala sem precisar ligar o ar condicionado sempre que a temperatura aumenta. E num verão como o atual, isso significa economia direta.
Normalmente, não pensamos em isolamento até que o calor se torne insuportável ou a conta de luz dispare. No entanto, esse é um dos fatores mais importantes para manter uma temperatura confortável em casa.Muitas casas na Espanha têm janelas com vidros duplos, bons sistemas de aquecimento e ar condicionado moderno, mas ainda sofrem com as mudanças de temperatura devido a pontos fracos, como caixas de persianas. Essas aberturas não isoladas funcionam como uma porta aberta para o exterior.
O ar quente ou frio entra pelas janelas, e o conforto que você tenta manter com outros sistemas também se perde. O lado positivo é que não é necessário fazer reformas para resolver esse problema, às vezes basta observar, identificar o problema e aplicar soluções simples.
@rola.ventanas Te entra Ruido 🔊 Frío 🥶 o calor 🥵 por tu cajón de persiana??? #persiana #ventanaspvc #ventana #rolaventanas
Outras técnicas eficazes para combater o calor
A instalação de cortinas térmicas ou persianas refletoras nas janelas expostas ao sol reduz significativamente a quantidade de calor que penetra no ambiente durante o dia. A ventilação estratégica, especialmente pela manhã e à noite, também ajuda a resfriar os ambientes.
Em momentos de muito calor, colocar um ventilador em frente a garrafas congeladas pode criar uma corrente de ar mais fresco. Toalhas úmidas penduradas nas portas ou janelas servem como uma barreira temporária, que também resfria o ambiente. E se você mora no último andar, pintar o terraço com tinta branca refletora permite reduzir a temperatura interna em alguns graus.
Outra recomendação útil é desligar ou não usar aparelhos domésticos que emitem calor, como forno, ferro de passar ou máquina de lavar louça, nas horas mais quentes do dia. Tudo isso, em conjunto, são pequenas mudanças de hábitos que têm um impacto real no conforto e na economia de energia.