Família equatoriana cultiva batatas em seu quintal nos EUA e gera uma enxurrada de comentários: “Isso é que é economizar dinheiro”

Família equatoriana cultiva batatas em seu quintal nos EUA e gera uma enxurrada de comentários: “Isso é que é economizar dinheiro”

O cultivo da batata está intimamente ligado à cultura de muitos países sul-americanos, especialmente nas regiões andinas. Plantar batatas no jardim nos EUA pode parecer algo simples, mas uma família de imigrantes tornou-se alvo de inúmeros comentários após a publicação de vídeos em que cultivam batatas em frente à sua casa.

Uma das postagens dessa família latino-americana foi publicada na conta do Instagram @ecuatorianosnewyork com a seguinte mensagem: “No Equador, a colheita no quintal faz parte da nossa história e do nosso orgulho. Nos EUA, muitos consideram isso estranho ou desnecessário. Vale a pena manter essa tradição aqui ou devemos nos adaptar a outro estilo de vida? O que vocês acham?”.

As respostas a esta publicação são tão diversas quanto distantes entre si, pois alguns apoiam que esses migrantes mantenham as tradições do trabalho na terra e do cultivo, mesmo que isso signifique fazê-lo em um espaço limitado.

Família latino-americana planta batatas em seu jardim nos EUA

Outros, ao contrário, desaprovam essa prática, considerando que ela contraria os costumes dos Estados Unidos e coloca os latino-americanos em desvantagem, pois não se adaptam ao novo país que escolheram para viver.

“Com os preços atuais dos alimentos, é uma economia real”, diz um dos comentários a favor.

@zoilaloja85

♬ sonido original – Los_Brothers_Del_Sur

“Eles não estão no campo”, critica outro. “O que os vizinhos vão pensar dessas pessoas?”, questiona um dos seguidores.

“Parabéns, plantas decorativas não se comem, mas batatas podem ser armazenadas e durar um mês ou dois”, comentou outra usuária que apoia essa prática.

A usuária do TikTok @zoilaloja85 publicou vários vídeos em que é possível ver sua família plantando e colhendo batatas em seu jardim nos Estados Unidos.

De acordo com as informações relacionadas a esses vídeos, o jardim fica no estado de Connecticut, no nordeste dos Estados Unidos, onde o cultivo em jardins particulares não é ilegal.