Dependendo da região onde vivemos e do tipo de água da área, colocar sal na máquina de lavar louça pode ser essencial para um bom resultado. Mesmo que você use pastilhas tudo em um para a máquina de lavar louça, que em teoria têm tudo o que é necessário para lavar adequadamente, o sal continua sendo um elemento indispensável que é necessário usar em algumas ocasiões, dependendo de onde moramos.
E uma das dúvidas mais frequentes é se é possível usar o sal de mesa comum, mais barato, do que o vendido especificamente para a máquina de lavar louça, geralmente mais caro, embora aparentemente com a mesma formulação química. Pode-se usar sal de mesa na máquina de lavar louça ou isso pode prejudicar de alguma forma?
Por que minha máquina de lavar louça precisa de sal
A água conhecida como “água dura”, presente em muitas regiões, é totalmente própria para consumo, mas contém níveis muito elevados de carbonato de cálcio, também conhecido como cal. Se este tipo de água dura for utilizada numa máquina de lavar louça, a cal pode acumular-se nos utensílios e componentes internos da máquina, o que a longo prazo pode danificar a máquina de lavar louça.
Por isso, é aconselhável reduzir essa dureza, e essa é a função do sal para máquina de lavar louça, que deve ser colocado no seu recipiente específico para que, após a lavagem, os utensílios fiquem sem manchas de água.
E aqui pode surgir a dúvida se qualquer tipo de sal serve. Ou seja, se não tivermos à mão sal específico para a máquina de lavar louça, seria possível usar sal comum de mesa que guardamos na despensa? A resposta rápida é não, pois, segundo os especialistas, pode até ser contraproducente.
Por exemplo, de acordo com comentários da Bosch, a composição química básica é a mesma (cloreto de sódio), mas a da máquina de lavar louça se apresenta na forma de cristais muito mais grossos para evitar a obstrução do depósito.
Outros especialistas no assunto, como o especialista em reparação de eletrodomésticos Esteban Picón, explicam ainda que “o sal de cozinha contém iodo, agentes antiaglomerantes e algum agente antiumidade, o que pode causar avarias graves na sua máquina de lavar louça”.
É sempre necessário colocar sal na máquina de lavar louça? Não. De acordo com fabricantes como Bosch, Teka ou Finish, isso depende do nível de dureza da água da nossa região.
Se moramos em uma região com água muito dura, o sal adicional no depósito é essencial para obter louça impecável e para que a máquina de lavar louça funcione perfeitamente a longo prazo.
Em zonas com água razoavelmente macia, as pastilhas para máquina de lavar louça “tudo em um”, que já contêm sal, podem ser suficientes, embora não seja mau encher o depósito de vez em quando para ajudar o descalcificador interno da máquina.
Como posso saber o nível de dureza da água na minha zona? Um indicador claro pode ser o facto de os copos ficarem com manchas de cal quando não se coloca sal extra na máquina de lavar louça. Mas a forma de se certificar é fazer um teste rápido em casa com uma tira de medição da dureza da água ou diretamente consultando a conta da água, onde o distribuidor costuma indicar a dureza da mesma.