Natalia de Santiago, analista de investimentos, afirma categoricamente: “Se você tem 1000 euros e quer ganhar mais dinheiro, a melhor opção é…”.

Natalia de Santiago, analista de investimentos, afirma categoricamente: “Se você tem 1000 euros e quer ganhar mais dinheiro, a melhor opção é…”.

Com muitos anos de experiência no setor financeiro, Natalia de Santiago explica o que faria com 1000 euros para que esse dinheiro rendesse mais no futuro.

Muitas pessoas se perguntam frequentemente qual a melhor forma de investir o dinheiro que têm na conta corrente, além de ser importante ter uma reserva financeira para despesas imprevistas e saber administrar o dinheiro com visão de futuro.

Para entender melhor como fazer isso, é recomendável ouvir as recomendações de vários especialistas que hoje compartilham na Internet seus conselhos para facilitar a vida dos usuários.

Entre eles está Natalia de Santiago, especialista em investimentos e economia, autora do livro “Emprende en Positivo” (Empreenda com Positivo), no qual dá uma série de recomendações para todos aqueles que têm uma determinada quantia de dinheiro e podem investir parte dela.

Em entrevista para o podcast “Educa tu dinero”, a especialista explica claramente o que faria se tivesse economias e quisesse ganhar mais: investiria na sua aposentadoria, pois está preocupada com o estado do sistema previdenciário.

“Se me dessem 1.000 euros em dinheiro, eu investiria na minha aposentadoria, sem dúvida. Estou economizando ativamente para viver no futuro como eu quero”, afirma a especialista.

Apesar dessas palavras, Natalia de Santiago enfatiza que não pensa em se aposentar antecipadamente e pretende permanecer no mercado de trabalho até encontrar um emprego do qual não queira sair.

O erro do otimismo excessivo

Quando questionada sobre o erro mais comum em toda a sua longa carreira financeira, a especialista explicou que, na maioria das vezes, “foi muito otimista” na implementação de vários projetos e investimentos.

“Empreender é muito bom, mas tenho tendência a arriscar.

E quando você tem cinco bocas para alimentar, isso é um pouco exagerado”, — comentou a especialista em investimentos, enfatizando a necessidade de buscar equilíbrio financeiro.

Natalia de Santiago recomenda obter educação e manter-se atualizado, mas ao mesmo tempo incentiva a “vencer esse medo, sair, arriscar, ir pescar”. Dessa forma, ela garante que é possível empreender enquanto se estuda.

No seu caso, em particular, ela é engenheira de formação, mas a vocação levou-a ao mundo das finanças e atualmente é especialista em impacto econômico das mudanças climáticas.

Em 2009, Natalia de Santiago cofundou a MyValue Solutions, uma empresa de desenvolvimento de tecnologias de open banking, e é autora de vários livros: Invierte en ti, Invierte con poco e Emprende en Positivo.

Equilíbrio financeiro nas finanças pessoais e familiares

Além dos investimentos a nível profissional, é importante destacar a importância de manter o equilíbrio financeiro nas finanças pessoais e familiares, o que se consegue através de um bom planejamento.

Isso implica levar em conta uma série de princípios básicos para poder descansar sem se preocupar em como lidar com despesas imprevistas ou chegar ao fim do mês. Ninguém quer se afogar em dívidas, e a solução para esse problema é a organização.

Na nossa economia, há vários aspectos que é necessário planear, tais como despesas fixas, despesas variáveis e poupanças desejadas. Estas três variáveis devem estar sempre em vista para não se desviar do caminho.

Estes números serão sempre muito instáveis e dependerão de cada pessoa e do seu rendimento, pelo que não se pode falar de números concretos. A realidade é que uma pessoa que ganha 1000 euros por mês e vive sozinha não pode gerir as suas finanças da mesma forma que uma família com um rendimento de 3000 euros.

Despesas fixas

As despesas fixas são as mais importantes, são as despesas relacionadas com o pagamento de aluguer ou hipoteca, dívidas, seguros e contas. São facilmente identificáveis e devem ser pagos com um valor fixo todos os meses.

O seu valor deve ser automaticamente deduzido dos rendimentos recebidos. Recomenda-se rever os contratos, pois em alguns casos é possível reduzir as despesas com serviços como eletricidade, assinaturas, etc.

Despesas variáveis

O segredo da otimização financeira está nas despesas variáveis, ou seja, todas as despesas que variam de mês para mês, como alimentação, transporte, cuidados pessoais e lazer, bem como “pequenas despesas”.

A relação com elas é muito individual e não existe uma solução ideal, pois cada pessoa dá mais importância a um tipo de despesa ou a outro. No entanto, como regra geral, para economizar, é aconselhável planejar cuidadosamente as compras de alimentos e usar transporte público ou bicicleta.

Quanto ao lazer, esse é o tipo de despesa mais pessoal, mas é recomendável estabelecer um orçamento mensal máximo para evitar gastos excessivos e controlar melhor essas despesas.

Por fim, é necessário planejar suas economias, para o que é recomendável estabelecer um valor fixo que você deseja reservar todos os meses para despesas imprevistas. Assim, no futuro, você poderá utilizar essas economias em caso de necessidade.

Depois de criar uma reserva financeira, você pode começar a investir o dinheiro economizado com o objetivo de obter uma renda adicional.