De penas, couro, camurça ou sintético: cada tipo de casaco requer cuidados especiais. Quais erros devem ser evitados e como limpá-los em casa sem danificá-los.
Com o uso diário, os casacos acumulam poeira, manchas, odores e até mesmo bactérias. Mas, ao contrário de outras peças de roupa, nem sempre é possível lavá-los na máquina ou esfregá-los à mão sem danificá-los. Se não forem cuidados corretamente, podem deformar-se, perder a cor ou estragar o enchimento.
Cada material, desde couro até jaquetas de penas e modelos impermeáveis, tem suas próprias regras de limpeza. Portanto, antes de colocá-los na máquina de lavar ou limpar com um pano úmido, é necessário saber como cuidar deles de acordo com sua composição e estrutura.
Como limpar um casaco passo a passo sem danificá-lo
- Verifique a etiqueta: antes de cada passo, leia as instruções do fabricante. Lá está indicado se o produto pode ser lavado na máquina, à mão ou apenas a seco. Se você não seguir essas instruções, o casaco pode ser danificado.
- Limpe com uma toalha seca ou uma escova: na maioria das jaquetas (especialmente de couro, camurça ou sintéticas), é melhor remover a poeira com um pano de microfibra seco ou uma escova macia. Faça movimentos circulares e não esfregue com muita força.
- Para manchas, use uma mistura suave: prepare uma solução com água morna e algumas gotas de sabão neutro ou sabão infantil. Umedeça um pano limpo, torça-o bem e limpe apenas a área suja. O pano não deve ficar molhado.
- Seque a jaqueta ao ar livre, mas à sombra: nunca use secador de cabelo nem exponha a jaqueta à luz solar direta. Pendure a peça em um cabide e deixe-a arejar em um local ventilado para evitar o aparecimento de odores desagradáveis e manter a forma.
- Mantenha os fechos e as costuras limpos: limpe os fechos e as costuras com uma escova pequena para evitar a acumulação de sujidade ou pêlos. No caso de casacos ou jaquetas, isso evitará que fiquem presos ou deformados.