Os baratas estão se tornando cada vez mais resistentes: 5 truques caseiros para não deixá-los entrar em casa

Os baratas estão se tornando cada vez mais resistentes: 5 truques caseiros para não deixá-los entrar em casa

Ácido bórico e óleos essenciais são alguns dos aliados na luta contra esses inquilinos indesejáveis. Você já tentou de tudo para se livrar das baratas em sua casa, mas nada funciona? É a realidade: livrar-se desses hóspedes indesejáveis está ficando cada vez mais difícil. Isso acontece com a barata alemã, que desenvolveu resistência aos inseticidas químicos. Por sua vez, a barata americana pode viver até dois anos, o que torna sua exterminação uma verdadeira aventura.

Como já não basta combatê-los com spray, o segredo é não deixá-los entrar em sua casa. Para isso, vamos compartilhar algumas dicas eficazes que ajudarão a manter esses insetos longe.

1. Feche os pontos de entrada

Eliminar os pontos de entrada dos baratas é uma medida preventiva que resolve o problema na raiz. Para isso, faça uma inspeção noturna em sua casa em busca de rachaduras, fendas, tubos, cabos, janelas ou portas por onde eles possam entrar. Após identificar esses locais, remova a poeira e a gordura e, em seguida, preencha-os com silicone de alta qualidade usando uma espátula ou o dedo molhado. Por fim, deixe agir por 24 horas e areje o ambiente.

2. Mantenha a ordem e a limpeza

Para que sua casa não se torne um local atraente para eles, é necessário eliminar a água e os alimentos necessários para sua sobrevivência. Por isso, guarde os alimentos em recipientes herméticos, aspire ou varra as migalhas após cada refeição e feche as lixeiras, sem esquecer de esvaziá-las diariamente. Também é necessário secar o chuveiro, torneiras, pia e lavatório.

3. Polvilhe terra diatomácea

Este pó fino de qualidade alimentar, composto por restos de algas e sílica (que não é tóxico para os seres humanos), destrói o esqueleto externo do barata e causa desidratação. Além disso, esse mecanismo de destruição física impede o desenvolvimento de resistência cruzada nesses insetos, como acontece com os inseticidas.

Para testar esse método, use uma máscara e espalhe uma camada fina de terra diatomácea nos esconderijos e locais de circulação habitual, como atrás da geladeira e do forno, nas bordas das paredes e embaixo da pia.

4. Prepare uma mistura com ácido bórico

Esta combinação é um inseticida que normalmente não causa resistência forte. Em particular, a sua eficácia depende da entrada no organismo dos baratas. A preparação é muito simples: misture uma parte de ácido bórico, uma parte de farinha e uma parte de açúcar em pó. Se a mistura não ficar espessa, adicione algumas gotas de água.

Em seguida, forme pequenas bolinhas e espalhe-as nos locais onde você notou a presença de baratas, por exemplo, atrás de eletrodomésticos. Mas tenha cuidado com animais de estimação e crianças, pois a mistura pode ser tóxica se ingerida, inalada ou entrar em contato com a pele.

5. Faça um repelente natural com óleos essenciais

Os óleos de eucalipto, menta e árvore do chá contêm substâncias que repelem insetos.

Verifique sua ação simplesmente borrifando uma mistura de água destilada e 10-15 gotas do óleo essencial de sua escolha nas bordas e soleiras das portas e janelas, bem como nos canos.

Para evitar a presença indesejada de baratas, o mais eficaz é concentrar-se em não deixá-las entrar em sua casa. Para isso, você pode usar barreiras físicas, eliminar fontes de alimento, limpar constantemente e usar repelentes naturais. Seja paciente e consistente no método de extermínio escolhido, sem descartar combinações possíveis, e você verá que sua casa se tornará uma fortaleza inexpugnável para esses insetos.