Os golpistas começaram a instalar dispositivos em caixas eletrônicos para copiar cartões e roubar dados importantes. Como se proteger. Em um cenário de aumento de fraudes de todos os tipos, é extremamente importante tomar medidas para proteger seu dinheiro. Portanto, é necessário prestar atenção especial aos caixas eletrônicos que você usa constantemente para saques rápidos.
Um tipo de fraude que se tornou muito popular recentemente é conhecido como skimming. Consiste no roubo de informações de cartões de crédito/débito durante uma transação com o objetivo de reproduzir ou clonar o cartão plástico para uso fraudulento posteriormente.
Para cometer a fraude, os criminosos geralmente instalam dispositivos camuflados dentro do caixa eletrônico, por exemplo, uma pequena câmera que serve para ler os dados bancários do cliente. Veja mais detalhes abaixo.
Como evitar fraudes em caixas eletrônicos
Considerando a ameaça que representa a fraude por skimming, bancos e órgãos governamentais recomendam prestar atenção a detalhes incomuns, como folhetos colados dentro dos caixas eletrônicos.
É importante lembrar que qualquer fenômeno incomum ou objeto estranho na abertura do aparelho pode ser um sinal de invasão por criminosos.
Por esse motivo, antes de usar um caixa eletrônico, é necessário verificar se não há dispositivos estranhos na ranhura para cartões, no teclado ou na tela. Qualquer anomalia pode indicar a instalação de um “skimmer”.
Fraude em caixas eletrônicos: o skimming já é uma ameaça muito séria.
Além disso, ao digitar a senha, é recomendável cobrir o teclado com uma mão. Isso ajudará a impedir que o código seja lido por câmeras ocultas.
Também é necessário estar atento e não permitir que estranhos ajudem na realização de transações. Os golpistas podem tentar distrair sua atenção para roubar seus dados.
Em qualquer caso, é recomendável escolher caixas eletrônicos localizados dentro de agências bancárias, e não em locais isolados ou mal iluminados. Além disso, é necessário verificar frequentemente as transações bancárias através do internet banking para detectar qualquer atividade suspeita.