Por que não se deve tomar banho quando a máquina de lavar está funcionando: a resposta dos encanadores pode surpreendê-lo

Por que não se deve tomar banho quando a máquina de lavar está funcionando: a resposta dos encanadores pode surpreendê-lo

Se você era daqueles que tomavam banho quando a máquina de lavar estava ligada, talvez seja hora de mudar seus hábitos: se a máquina de lavar e o chuveiro utilizam o mesmo sistema de tubulação, suas contas de energia elétrica aumentarão drasticamente

Com o ritmo de vida agitado que levamos quando estamos em casa, muitas vezes temos que fazer várias coisas ao mesmo tempo para economizar tempo e realizar algumas tarefas mais rapidamente. Uma boa maneira de acelerar as tarefas domésticas é aproveitar o tempo livre enquanto esperamos que os eletrodomésticos terminem de funcionar. Por exemplo, quando você lava roupa, precisa deixar a máquina de lavar ligada por um longo tempo, porque a ideia é aproveitar esse tempo para outras tarefas domésticas, de modo que, quando a lavagem terminar, você já tenha feito tudo e só reste pendurar a roupa.

No entanto, há uma atividade que fazemos com muita frequência para aproveitar o tempo enquanto a máquina de lavar lava a roupa e que, embora nos pareça uma ótima ideia, não agrada muito aos encanadores: tomar banho enquanto a máquina de lavar está funcionando. Dependendo de como o sistema de abastecimento de água da casa está organizado, fazer essas duas coisas ao mesmo tempo pode aumentar significativamente a conta de energia elétrica. Vamos examinar isso com mais detalhes a seguir.

Encanadores alertam: não tome banho quando a máquina de lavar estiver ligada

Quantas vezes você ligou a máquina de lavar e pensou: “Enquanto ela lava, vou tomar banho”?

Certamente você já pensou nisso e fez isso muitas vezes, porque é normal querer aproveitar o tempo da lavagem para outras tarefas domésticas, seja cozinhar, limpar, passar roupa e, claro, tomar banho. No entanto, embora ligar a máquina de lavar e tomar banho ao mesmo tempo pareça algo inofensivo, isso pode não ser tão inofensivo para a conta no final do mês.

De acordo com o encanador e especialista Alex, não é recomendável deixar a máquina de lavar ligada enquanto toma banho, porque na maioria dos casos a máquina de lavar e o chuveiro utilizam a mesma rede de tubulação, o que é muito comum em casas com aquecedores de água com capacidade entre 110 e 150 litros. Isso tem uma grande desvantagem: quando vários aparelhos domésticos, como a máquina de lavar e o chuveiro, são usados ao mesmo tempo, esses aquecedores de água esvaziam muito rapidamente.

Se você não quer receber contas de energia elétrica altas, certifique-se de que sua máquina de lavar e seu chuveiro não usam a mesma rede de tubulação

Além disso, isso é muito fácil de perceber durante o banho, porque se o aquecedor de água for muito pequeno ou o sistema não regular bem a pressão, a água ficará fria durante o banho, a pressão será baixa e, em geral, o chuveiro funcionará de forma instável. Mesmo que a máquina de lavar roupa funcione com água quente ou morna, ela provavelmente retira água da mesma fonte que o chuveiro, o que também causará uma queda na pressão e na temperatura da água do chuveiro.

De acordo com especialistas em encanamento, “se isso acontecer com frequência, você deve pensar em substituir o aquecedor de água por um mais potente ou usar um aquecedor de água com fluxo contínuo”. Outra solução sugerida para esse problema: “também é possível instalar um misturador termostático ou uma válvula de equalização de pressão no chuveiro. Isso ajudará a manter a temperatura e a pressão estáveis, mesmo quando outras torneiras da casa estiverem abertas”.

É óbvio que tudo isso afeta diretamente nosso bolso, pois, do ponto de vista da economia de energia, o aquecedor de água tentará abastecer os dois fluxos ao mesmo tempo, o que reduz sua eficiência, aumenta o consumo de energia e pode até mesmo reduzir sua vida útil a longo prazo.