Eles estudam várias opções para prepará-lo: desde defumar algumas partes até preparar um prato saboroso. Pescar pode se tornar uma grande aventura, pois nunca se sabe o que o mar nos reserva. E se não acreditam, perguntem a Thomas Borland, um pescador escocês de 69 anos que viveu uma experiência inesquecível durante as suas férias na Noruega, onde capturou um bacalhau de mais de 35 quilos num fiorde perto do cais, um feito que despertou a atenção local.
“Capturamos o bacalhau gigante muito perto do cais. Foi uma experiência fantástica”, relatou Borland ao jornal norueguês VG. “Nós o chamamos de bacalhau de verão. Bacalhaus desse tamanho pertencem à temporada de pesca”, explicou Steinar Halvorsen, diretor geral da Sandland Brygge. No entanto, a emocionante descoberta levantou uma difícil decisão: o que fazer com um peixe tão grande.
Borland e seus três amigos pensaram em soltá-lo, mas foi impossível. “Tentamos soltá-lo, mas não conseguimos. Então o tiramos”, explicou o escocês, ressaltando que os exemplares grandes produzem muitos filhotes e, além disso, não cabem em uma frigideira comum.
Halvorsen assegurou que o peixe provavelmente sofreu com a mudança brusca de pressão. “Ele não conseguia mais nadar. Acho que o tiraram muito rápido. Aqui também ensinamos nossos hóspedes a tirar o peixe lentamente para liberar a pressão. Normalmente dá certo, mas nem sempre. Nem mesmo eu consigo fazer isso sempre”, explicou.
Na falta de libertação, o bacalhau terá um destino culinário. “É salgado. Talvez fumemos algumas partes e as usemos para gratinar”, adiantou Borland. No entanto, o seu sabor, esclarece Halvorsen, “depende do chef que o preparar”. “É claro que também se pode preparar uma refeição deliciosa com bacalhau gigante”, acrescenta.
Embora imponente, o peixe não bate recordes. Halvorsen lembrou que no ano passado foi capturado um bacalhau de 46,6 quilos, o recorde local. Mesmo assim, o exemplar de Borland é o mais pesado do ano até agora e, sem dúvida, um dos mais comentados.