Em 2023, pesquisadores que procuravam répteis na selva montanhosa de Van Ho, no Vietnã, encontraram três pequenas criaturas na entrada de uma caverna. Após um estudo minucioso, os pesquisadores descobriram que se tratava de uma nova espécie, batizada de lagarto fino de Van Ho (Hemiphyllodactylus vanhoensis).
De acordo com um estudo publicado em 2024 na revista Zootaxa, trata-se de um réptil com cabeça triangular, olhos grandes e focinho arredondado. As patas do H. vanhoensis são curtas, com garras afiadas e “fortes”. Os machos se distinguem pela coloração marrom-escura do corpo com manchas creme. As fêmeas têm coloração semelhante, mas um pouco mais clara.
Descoberta nas florestas do Vietnã
De acordo com o Miami Herald, até agora o único local onde esta espécie foi avistada são as florestas rochosas da região de Vân Hô, a uma altitude de cerca de 1066 metros. Os três exemplares encontrados foram avistados a quatro metros do solo, sentados em folhas na entrada de uma caverna. A análise de DNA revelou que esta nova espécie é 3% geneticamente diferente das outras.
O artigo também menciona a descoberta de outra nova espécie: H. houaphanensis. Seu nome vem da província no nordeste do Laos, onde foi descoberta.
Sua pele é marrom-clara com manchas escuras irregulares nas costas e sem manchas escuras visíveis no abdômen. A cauda tem listras transversais claras e escuras. A análise genética revelou uma distância genética de 13,8% em relação a outras espécies próximas.
Este animal foi encontrado em fendas rochosas e paredes úmidas perto da caverna de Vieng Sai, na província de Huaphan, a 900 metros acima do nível do mar. Acredita-se que o habitat de ambas as espécies possa estar ameaçado devido às atividades humanas, como o turismo e a urbanização leve.
Lagartixa que lembra Van Gogh
O ano de 2024 foi marcado pela descoberta de várias novas espécies de répteis, como a Oxybelis inkaterra na Bolívia ou a Cnemaspis vangoghi, encontrada na Índia. De acordo com a National Geographic, a última espécie se destaca pela coloração atraente, que lembra “Noite Estrelada”, a famosa pintura do pintor holandês Vincent Van Gogh, em homenagem ao qual recebeu seu nome.
O primeiro exemplar dessa lagartixa foi encontrado na reserva natural de Srivilliput-Megamalai. O animal tinha cabeça e dorso amarelos, cobertos por manchas azuis claras. A coloração dos machos é mais viva do que a das fêmeas. Inicialmente, foi confundido com um exemplar de C. galaxia, uma espécie recentemente descoberta. Só após a análise do DNA se descobriu que se tratava de uma espécie diferente.